Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
A redução de gastos, que já havia atingido a UFSM, agora está provocando diminuição de funcionários terceirizados também no Hospital Universitário de Santa Maria. O Husm reduzirá de 551 para 500 terceirizados.
O hospital, que até então tinha um contrato apenas englobando cinco serviços, que estavam a cargo da SulClean, de Santa Maria, agora fez cinco licitações separadas. A partir de 1º de dezembro, entram em vigor os novos contratos.
O serviço de cozinha teve como empresa vencedora a Verde Mar Alimentação, de Orlândia (SP), que contratou 87 pessoas esta semana para assumir os serviços a partir de sexta-feira. Por isso, a SulClean teve de dispensar os 66 funcionários que tinha na cozinha do Husm. Segundo o diretor administrativo do Husm, João Batista Vasconcellos, esse foi o único contrato com aumento substancial de pessoal. Nos outros, houve cortes.
CONTRATO
No contrato de cargos administrativos, a SulClean venceu a licitação e segue com o serviço, mas teve de reduzir de 232 para 197 funcionários - um corte de 35 pessoas. No de limpeza, a SulClean também ganhou a disputa e terá de dispensar 37 pessoas, caindo de 181 para 144 trabalhadores a partir de dezembro. Na lavanderia, a empresa de Santa Maria contratará uma pessoa a mais, ficando com 45. Ainda está indefinida a empresa vencedora da quinta licitação, para manutenção, em que o número de trabalhadores passará de 26 para 27.
Devido a todas essas mudanças, há muitos funcionários terceirizados se despedindo do Husm e ficando sem emprego. A coluna ligou na tarde de quarta-feira para a SulClean, mas nenhum diretor estava na empresa para falar sobre o assunto.
Com essas mudanças, o Husm terá uma economia anual de R$ 3,7 milhões com esses serviços terceirizados, o que representa uma redução de 15% nos gastos e 51 trabalhadores a menos, no placar geral.
Veja abaixo o número de terceirizados e o valor dos contratos:
- A retirada de útero e dos ovários ou dos testículos acaba com a possibilidade de infecções e tumores naqueles órgãos e de complicações da gravidez e do parto. Com a cirurgia, cai a incidência de tumores da mama
- Com o procedimento, o cão perde a necessidade marcar território e não faz xixi por toda parte
- Gatos castrados ficam mais caseiros, mas não é regra